A rota ‘Cerrado Amazônico’ percorreu uma das regiões mais devastadas pelos incêndios em 2019. É na fronteira do Cerrado com a Amazônia que mais se desmata. Governo e ruralistas tentaram responsabilizar a devastação da região aos povos indígenas, mas é graças a eles que o bioma ainda resiste. Sem as terras indígenas o Cerrado Amazônico seria uma grande lavoura de monoculturas carregadas de agrotóxicos e imensos pastos para criação de gado.
A Brigada NINJA Amazônia foi até as aldeias do povo Xavante para conhecer a resistência desse povo que é guardião do cerrado.
Documentário
FOTOS POR
RAISSA AZEREDO
//MIDIA NINJA
Reportagens
Guardiões do Fogo – Episódio Cerrado Amazônico
Percorremos uma das regiões mais devastadas pelos incêndios, em 2019. É na fronteira do Cerrado com a Amazônia que mais se desmata. E é na época da seca que os incêndios e os conflitos ficam mais intensos.
População Xavante pratica “economia do cuidado” através da colheita de sementes nativas
Texto por Natália Loyola de Macedo, fotos por Raíssa Azeredo para a Brigada NINJA Amazônia. O norte do Mato Grosso e oeste do Pará foram regiões que sofreram com os elevados índices de desmatamento no final do século passado e início do presente. De acordo com o...
“Ele incentiva a violência contra os povos indígenas”, diz liderança do Xingu sobre discurso de Bolsonaro
Diante da recente investida do governo Bolsonaro de responsabilizar os grandes incêndios na Amazônia e a devastação do meio ambiente aos povos indígenas, a Brigada NINJA Amazônia foi até o município de Canarana, no Mato Grosso, escutar o presidente da primeira entidade indígena a se pronunciar publicamente sobre o assunto.
Os guardiões do fogo e da vida no cerrado
O Governo e setores ruralistas tentam responsabilizar a devastação da região Amazônica aos povos indígenas. A #BrigadasAmazônia da Mídia Ninja foi até as aldeias do povo Xavante para conhecer a resistência desse povo que protege a região há centenas de anos.