Durante 5 dias a equipe da Brigada Amazônia realizou a Rota Chico Mendes circulando por Rio Branco, Transacreana e Xapuri, no Acre, para mostrar como os povos da floresta vivem e se sustentam preservando a mata.
Estivemos na Reserva Extrativista Chico Mendes, a maior do Brasil, e conversamos com lideranças históricas da luta dos seringueiros, parceiros de Chico Mendes.
Também registramos de perto comunidades que vivem o conflito por terra na pele, sofrendo ameaças e tortura daqueles que só querem explorar e destruir a floresta.
Documentário
Reportagens
`Reserva Extrativista Chico Mendes sofre com queimadas ilegais
Os índices de queimadas na região amazônica diminuíram com a chegada das chuvas, mas o cenário ainda é crítico! Milhares de hectares de floresta foram devastados e a nossa biodiversidade está virando cinza. Não esqueça a Amazônia!<
30 anos após Chico Mendes, Acre quer renovar a Aliança dos Povos da Floresta
Com a morte do líder seringueiro Chico Mendes, no Acre, o mundo passou por uma transformação na questão ambiental. Ficou claro, para boa parte da sociedade, que proteger a floresta é valorizar quem nela mora e garantir o desenvolvimento sustentável.
Seringueiros julgados por invadir a própria terra
Trabalhadores rurais do Acre denunciam fazendeiro e a polícia de tortura. ‘Perguntaram quais eram nossas últimas palavras’