Um dos festivais mais consagrados da Amazônia, o Sairé é realizado em Alter do Chão, no município de Santarém, às margens do rio Tapajós, na região oeste do Estado do Pará. Assim como a disputa de bois bumbás em Parintins (AM), no Sairé o embate festivo é entre os botos cor-de-rosa e tucuxi. Ao longo de cinco dias, o festival recebe diversas atrações em uma grande festa de cultura popular.
A Mídia NINJA fez os registro do festival durante uma das expedições do Brigada Amazônia, projeto coletivo que tem feito a narrativa sobre as principais questões da Amazônia diretamente com quem vive nela. Confira em vídeo:
Confira mais fotos do Festival:
VEJA TAMBÉM:
`Reserva Extrativista Chico Mendes sofre com queimadas ilegais
Os índices de queimadas na região amazônica diminuíram com a chegada das chuvas, mas o cenário ainda é crítico! Milhares de hectares de floresta foram devastados e a nossa biodiversidade está virando cinza. Não esqueça a Amazônia!<
Uýra Sodoma, uma drag queen indígena em defesa da Amazônia
Uýra levanta severas denuncias sobre o modelo econômico imposto ao povo que vive em meio a floresta, utilizando a arte de potencia revolucionária com ramagens, sementes, conchas, folhas e flores como armas de reflexão, preservação e sustentabilidade
Guardiões do Fogo – Episódio Cerrado Amazônico
Percorremos uma das regiões mais devastadas pelos incêndios, em 2019. É na fronteira do Cerrado com a Amazônia que mais se desmata. E é na época da seca que os incêndios e os conflitos ficam mais intensos.